O PRIMEIRO JORNAL DE MATO GROSSO NA INTERNET - MAIO/1997
Colunas

Menu

 

"Cardanzeiro": profissão de pai para filho

Um motorista, por mais desinformado que seja com relação à manutenção de seu veículo, sabe que quando um pneu fura, é para um borracheiro que ele deve se dirigir. O mesmo acontece quando se trata de alguma pane elétrica e o especialista da vez passa a ser o mecânico autoelétrico. Mas será que quando o problema está no eixo cardan, um caminhoneiro sabe que o ideal seria recorrer a um “cardanzeiro”? Tal como a medicina, que se apresenta em diversas especialidades, a mecânica dos veículos também possui seus “médicos” treinados especialmente para cuidar de uma parte do sistema. E quando alguma falha no eixo cardan, parte integrante do sistema de transmissão, aparece, é aí que entra em ação a experiência do cardanzeiro, que faz toda a diferença entre prosseguir a viagem ou ficar com o caminhão no acostamento.

Nos grandes centros urbanos não é difícil encontrar alguma oficina especializada em eixo cardan, mas quando se está no “trecho”, como dizem os caminhoneiros, encontrar um cardanzeiro é a certeza de se chegar ao destino. A Affinia Automotiva, com sua marca “Spicer”, líder no segmento de componentes para transmissão, contribui para o desenvolvimento e atualização desse profissional, promovendo regularmente palestras em todo o Brasil com dicas e informações  técnicas relevantes para a manutenção preventiva e corretiva dos componentes de transmissão por eixo cardan.

 A atividade desse profissional, que carrega esta profissão de pai para filho e que geralmente ficam instalados ao longo das estradas, contribui para que uma grande parcela da frota de caminhões – cuja idade média é superior a 15 anos e que responde por mais de 60% de todo o transporte rodoviário de carga do país, segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) – continue rodando.
Para saber mais, acesse: www.spicer.com.br  
 
Sobre a Affinia
Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o DENATRAN, CET e SENAI-SP apóia a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.
 



Publicado em: 2009-11-19
Fonte: WR PRESS Comunicação Estratégica

 


Rua General Valle, 321 - Sala 1406 - Ed. Marechal Rondon - Bandeirantes - CEP 78010-000 - Cuiabá - MT - Fones: (65) 3623.1274 / 9981.0164 / 9969.1767